Imagem capa - Curso de Ensaio Fotográfico em Teodoro Sampaio por gilson lorenti

Curso de Ensaio Fotográfico em Teodoro Sampaio



E no ano de 2018 eu completo 10 anos de aulas ministradas pelo projeto das Oficinas Culturais de São Paulo. Quando comecei, com aulas nos municípios de Nova Guataporanga, Narandiba e Taciba, não esperava que seria uma parceria tão longa. Em 2018, com as mudanças que aconteceram no projeto, eu apresentei duas propostas de oficinas. A primeira foi a de Nu e a Expressão na fotografia, que foi ministrado em Presidente Prudente em dezembro de 2017. O segundo é intitulado O Ensaio Fotográfico como Forma de Expressão na Fotografia.

Esse segundo projeto já foi ministrado duas vezes em 2018. A primeira foi no município de Ibirarema e a segunda em Teodoro Sampaio. O município de Teodoro Sampaio é um velho conhecido nosso. Essa foi a quarta oficina ministrada no município e já sei que o pessoal adora as aulas de fotografia. Essa oficina tem mais um caráter subjetivo do que objetivo. É uma questão de olhar e não de equipamento, tanto que não existe nem a obrigatoriedade de termos uma câmera para fazer a aula. Ficou curioso sobre o conteúdo da aula? Então é só dar uma olhada nesse podcast que gravei sobre o tema lá no meu blog.

Foi com esse espirito de intimidade que desenvolvemos os trabalhos no mês de junho de 2018. A proposta é passar para os alunos os conceitos básicos de ensaio fotográfico, fotografia autoral e fine art. Essa parte teórica dura apenas o primeiro encontro com os alunos. Depois dessa primeira aula a intenção é que os alunos desenvolvam uma temática para ensaio fotográfico, levando em conta os conceitos de unidade temática e unidade formal,  tendo como base a realidade do município.

Aproveitando a existência do Parque Estadual Morro do Diabo os alunos decidiram por um ensaio feminino com toques de um ar místico. Para modelo convidei a Thais Duarte para viver o seu dia de Chapeuzinho Vermelho. Os alunos mandaram muito bem e o trabalha desenvolvido foi muito bacana.

Aproveitando para agradecer todo o pessoal da prefeitura de Teodoro Sampaio que contribuíram para esse workshop acontecer.