Ensaio Fotográfico Presidente Prudente

Mulheres Negras - ensaio triplo

Quantos ensaios fotográficos de mulheres negras você já viu em revistas (que não sejam especializadas ou feitos em datas comemorativas), nas redes sociais ou em sites de fotógrafos? Aposto que muito poucos. Já tivemos algumas pesquisas no meio editorial mostrando que realmente foram muitos poucas. A própria revista Playboy, em 3 décadas de publicação no Brasil, só teve 3 capas com mulheres negras (ou pretas, ou afrodescendentes). Os próprios editores da revista argumentaram que essas foram exatamente as 3 edições da revista que menos venderam. Mas, será que venderam pouco pelo fato do leitor não ter gostado, ou pelo fato de que foram tão poucas que causaram estranhamento? Nunca saberemos.


Por um tempo, a própria indústria fotográfica foi preconceituosa. As emulsões fotográficas levavam em conta cartões de calibração que possuíam apenas as tonalidades de cor da pele branca. Registrar uma pessoa de pele negra era mais complicado e um grande desafio para o fotógrafo. Se na mesma foto existissem pessoas brancas e negras então era o caos na hora da revelação. A tecnologia digital está amplamente preparada para o registro das diferentes tonalidades da pele negra, uma justiça que foi feita tardiamente. Mas, mesmo assim, ainda temos poucas produções fotográficas para mulheres negras na internet.


Por isso que decidi mudar isso. Eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo em Presidente Prudente e decidi me especializar no registro fotográfico de mulheres negras. Nos últimos anos tenho projetos fotográficos voltados exclusivamente para elas e conseguimos montar em Presidente Prudente e região um grupo bem animado de meninas que topam qualquer coisa nos ensaios fotográficos temáticos, tanto que as propostas de ensaios já estão partindo das modelos, e não apenas do fotógrafo. 


Esse ensaio fotográfico aqui conta um pouco disso. A Daniele Oliveira me trouxe a proposta de um ensaio tripo no centro da cidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Claro que topei e ela trouxe junto a Nayara Maciel e a Amanda Damacena. As fotos aconteceram na Praça 9 de Julho no centro de Presidente Prudente e nas dependências do Calçadão. Tudo feito em uma tarde de domingo com muita simplicidade, mas com muito capricho. Vocês podem ver o resultado de tudo isso nas imagens abaixo. 


Para quem não sabe, eu sou Gilson Lorenti, Fotógrafo em Presidente Prudente e especializado em retratos femininos, ensaios fotográficos temáticos e fotografia de eventos. Também ministro cursos de fotografia nos últimos 12 anos aqui na cidade e região. Para orçamentos é só clicar aqui e entrar em contato.