Imagem capa - Locais interessantes para fazer um ensaio fotográfico sensual por gilson lorenti

Locais interessantes para fazer um ensaio fotográfico sensual




Olá pessoas, tudo bem? Aqui é Gilson Lorenti, fotógrafo, morador das terras quentes de Presidente Prudente no interior de São Paulo, e esse é um pequeno texto que vem para sanar as dúvidas de alguns alunos sobre a questão do local para fazer um ensaio fotográfico sensual. Como eu já disse, eu moro no interior de São Paulo e, embora a cidade não seja pequena, ainda existe um tabu em relação a esse tipo de fotografia. Mentes mais conservadoras podem vir a questionar e deturpar esse tipo de trabalho, mas o mercado para esse tipo de fotografia existe em qualquer lugar do Brasil. Afirmo, em meus mais de 10 anos de experiência, que toda mulher ou homem já pensou em fazer esse tipo de produção fotográfica. Cabe ao fotógrafo saber como vender seu trabalho e, acima de tudo, ser discreto. Saber atender as pessoas, realizar as fotos e entregar o produto de maneira discreta é mais da metade da fórmula para o sucesso. 


Porém, uma das grandes dúvidas em relação ao ensaio fotográfico sensual, é onde fazer as fotos. Existem muitas possibilidades, mas eu diria que um ensaio fotográfico sensual pode ser feito em qualquer lugar, desde que você saiba o que está fazendo e como conduzir a direção da modelo durante o ensaio. Mas, mesmo assim, vou dar algumas ideias para vocês nesse pequeno texto. 


01 - O Estúdio Fotográfico


Sim, o mítico estúdio fotográfico. Muitos fotógrafos pensam no termo como sendo um lugar sagrado e feito para poucos fotógrafos. Mas, o estúdio nada mais é do que um local reservado para ser sua fotografia. Pode ser um salão comercial devidamente preparado ou simplesmente um cômodo no fundo da sua casa. A vantagem do estúdio é ser um local discreto e que você pode utilizar em qualquer dia em qualquer horário. Você pode decorar o local da maneira que você quiser e montar a iluminação que você quiser. Ou seja, muitas possibilidades. Eu só indico que o local seja climatizado caso sua região seja muito quente. Suor e maquiagem da modelo não combina muito bem. A desvantagem do estúdio é que ele pode ser limitado em relação a poses e objetos para interação da modelo. Mas, um pouco de criatividade pode resolver o problema. 








02 - Quarto de Hotel


Toda cidade tem um hotel, por menor e mais simples que seja. Você pode escolher um quarto de um hotel mais luxuoso, com mais de um ambiente e decoração e mobilhas bonitas, ou simplesmente o hotel mais barato, com pouco espaço e decoração simples. O que importa é o que você planejou para o ensaio e até a personalidade da modelo. É possível um ótimo trabalho nos dois ambientes. O interessante é passar a noção de que a modelo está a vontade, em seu quarto, e você está apenas registrando seu cotidiano. Fujam de quartos de motel, pois o ambiente é muito peculiar e qualquer observador das fotos vai saber que você está em um motel fotografando. A desvantagem é ter que levar equipamentos de iluminação para o local e a diária que deve ser paga para a utilização do local.





03 - Natureza

 

Esse talvez seja o ambiente mais difícil para você fotografar, já que você precisa de um local discreto, longe de olhares curiosos, e onde a modelo se sinta segura. Mas, não é impossível. O que vale aqui é você dar uma volta pela zona rural do seu município para encontrar locais interessantes para a sua fotografia. Locais longe de grandes movimentos ou circulação de pessoas. Aqui no interior é muito mais fácil encontrar esse tipo de local. Outra opção, mais trabalhosa, é dar uma volta pelas imobiliárias da sua cidade e procurar por parcerias. Sempre existem chácaras que alugadas no fim de semana e que durante a semana ficam sem uso. Você pode negociar uma pequena taxa para utilizar essas chácaras como local para ensaios no meio da semana. Existe um custo, mas também uma segurança em relação ao local e a utilização do mesmo. 







04 - Locais abandonados


Uma boa pedida para esse tipo de ensaio são os locais abandonados. A pegada aqui é fazer um contraste entre o local destruído e a beleza da modelo. Por mais estranho que possa ser, esse tipo de cenário é bem interessante para os ensaios mais ousados. Aqui vale a mesma indicação de fiz para fotografia de natureza. É necessário fazer uma tour pela cidade, pedir indicações para amigos e localizar locais com os pré-requisitos básicos. Tem que ser um local discreto, onde não haja possibilidade de pessoas ficarem bisbilhotando, tem que ser de fácil acesso e, de preferência, que exista a possibilidade de pedir a autorização para o dono do imóvel. Existem prédios aqui na cidade abandonados há décadas e que ninguém sabe quem são os donos. Conseguimos fotografar nesses locais, mas o ideal é que exista uma possibilidade de autorização. Vizinhos podem ver uma movimentação estranha e chamar a polícia. Mesmo que você não esteja fazendo nada ilícito, ainda assim é invasão de propriedade. Melhor fazer tudo certinho.







05 - Na casa da modelo


Sim, isso está acontecendo muito ultimamente. Eu chamo de ensaio fotográfico sensual delivery. A própria casa da modelo é o cenário para as fotos. E quais as vantagens disso? Simples, ela já está em uma ambiente que conhece, todas suas roupas já estão no local, sem falar em toda a descontração que podemos encontrar. Nem todas suas clientes vão topar isso, visto que muitas moram com a família e o ensaio é uma coisa meio secreta, mas não custa nada você colocar essa possibilidade para sua cliente. A quantidade de pessoas que tem topado isso é bem razoável. Aqui o ponto negativo é que você tem que transportar todo seu equipamento de iluminação para o local, mas nada que inviabilize o ensaio.








Essas são apenas algumas pequenas dicas para você não ter mais a desculpa de que não tem local para fazer um ensaio fotográfico sensual. 


Que tal fazer o seu ensaio sensual?


E o ano de 2019 reserva muitas surpresas e trabalho aqui no estúdio. E resolvemos que as mulheres que querem fazer o seu ensaio sensual com nossa equipe merecem uma oportunidade de fazer a sessão fotográfica agora. E como isso funciona? Simples, você vai entrar em contato conosco (através do formulário de contato ou do Whatsapp 18-99114-5262 e nós vamos agendar sua sessão sem pagamento prévio. Você faz a sessão e ganha de presente uma foto impressa 15x21cm. Se gostar do resultado você paga posteriormente, ou comprando um de nossos pacotes ou fotos avulsas. Ou seja, você faz o ensaio e não paga nada, e só investe se quiser ficar com as fotos, sem compromisso. Se não quiser comprar nada você leva apenas a foto gratuita. Não percam essa oportunidade.