Imagem capa - Curso de Food Styling no SP Criativo de Presidente Prudente por gilson lorenti
Curso Fotografia

Curso de Food Styling no SP Criativo de Presidente Prudente




Uma das áreas que sempre me atraiu dentro da fotografia é a de gastronomia. Fotografar alimentos é um desafio. tanto pela formatação da cena (enquadramento e composição) quanto pela criação de uma luz diferenciada. A primeira coisa que aprendemos dentro desse segmento é que a luz pode ser simples ou elaborada, mas o mais importante é a produção envolvendo o prato. Existem ótimos fotógrafos de alimentos que também sabem muita coisa de produção da cena, mas existe um profissional cuja única função é preparar a cena para a fotografia ou filmagem publicitária de um alimento. Estamos falando do Food Stylist (Estilista de Alimentos) que no Brasil, no passado, também tinha o nome de Culinarista.




O projeto denominado SP Criativo, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, e que antes era chamado de ETECRI (Escola Técnica de Economia Criativa) manteve aqui na cidade de Presidente Prudente um curso de Food Stylist. Até agora tivemos quatro turmas e os alunos foram instruídos nas diversas áreas que compõe a formação para o desenvolvimento da profissão. Uma delas é a fotografia. E eu tive a honra de ser escolhido como um dos mentores dessas turmas na área da fotografia. A quarta turma terminou recentemente e a abordagem fotográfica para essa turma foi um pouco diferente do que a aplicada nas turmas anteriores. Senti a necessidade de trazer o mundo real até eles. 




Então, tivemos duas atividades teóricas onde os próprios alunos montaram pratos pré-determinados pelo professor e sua produção e iluminação para as fotos. Mas, tivemos a presença de duas empresas de Presidente Prudente que trouxeram seus produtos para serem fotografados. Tivemos aqui na sala de aula a Charlote Doces Finos e o Out Burger Vegetariano. O desafio dos alunos foi trabalhar com produções que atendessem as necessidades destes dois clientes de fazerem propaganda na internet e redes sociais. Uma boa interação para quem vai trabalhar em um mercado dinâmico e que está em crescimento por conta da facilidade de fazer propaganda na internet. 




E no fim do curso tivemos a tradicional competição entre os grupos onde foi analisado a construção, sabor e montagem de um prato. Mais um trabalho bacana que nos marcou profundamente. Estou extremamente feliz por ter participado desse curso e agradeço a todos que possibilitaram essa nova empreitada.