Imagem capa - Outubro Rosa 2019 - campanhas e fotografia por gilson lorenti

Outubro Rosa 2019 - campanhas e fotografia

Todos sabem como eu gosto de fazer ensaios fotográficos temáticos. Nem sempre consigo tempo para trabalhar essa parte da fotografia, mas assuntos importantes precisamos fazer aquele esforço para colocar o trabalho na estrada. A primeira vez que fiz algo relacionado ao Outubro Rosa (campanha anual de prevenção ao câncer de mama) foi há quatro anos atrás. Foi uma campanha criada e planejada pelo pessoal da ETEC Agrícola (Escola Técnica Estadual) de Presidente Prudente. Foi uma campanha para as redes sociais e a fotografia era parte central. O trabalho com a escola durou mais uns dois anos e, na última versão, também envolveu uma extensão para o Novembro Azul (campanha de prevenção ao câncer de próstata).

 

Esse ano não iria ter nada oficial, então decidi fazer minha própria campanha. Nada fenomenal, apenas para as redes sociais do estúdio. Lembrar de leve que a campanha existe e que mulheres devem ficar atentas ao assunto. Decidi começar pequeno, pois para o ano que vem o planejamento já começou e vai ser uma coisa mais encorpada. 


Para nós o foco é a fotografia e decidi convidar algumas mulheres para posar para a campanha. E claro que convidei pessoas que já posaram para mim e que tinha certeza que iriam topar. As escolhidas foram a Isa Garzo, a Thais Duarte, a Josi e a Brunna Peixoto. O conceito foi simples. Uma foto feita com flash em baixa potência e um fundo escuro. Essa imagem seria encaixada na arte da campanha, que foi feita pela Ana Lucia Lorenti.  O local para as fotos foi no Centro Cultural Matarazzo, aqui em Presidente Prudente. Aliás, cabe aqui um agradecimento à todos os funcionários da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente e todo apoio que eles prestam ao desenvolvimentos dos projetos dos artistas da cidade. 


Montamos o nosso estúdio em uma das salas e trabalhamos apenas com flash compacto, por conta da quantidade de material que seria transportado. As fotos foram feitas rapidamente e com muita descontração. O resultado de todo esse trabalho pode ser visto abaixo. 



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia


Galácticas Bike Clube


E uma grata surpresa aconteceu esse ano. Logo após publicar o primeiro baner da campanha que planejamos para as redes sociais do estúdio fotográfico, recebi um convite inusitado. Em Presidente Prudente existe um grupo de ciclistas que formaram um clube onde só mulheres podem participar. As Galacticas Bike Clube é formado por uma galera que encontrou prazer e condicionamento físico nas rodas das bicicletas. 


O contato foi feito pela Grace Piccoli e marcamos uma tarde para fotografar. Mais uma vez o local escolhido foi o Centro Cultural Matarazzo que cedeu mais uma vez uma de suas salas para o ensaio fotográfico. Realizamos fotos individuais de cada membro do grupo e também fotos coletivas. Dessa vez sou responsável apenas pelas fotos, já que a arte foi feita por uma das integrantes do grupo.  Muita gente para fotografar junto dessa vez, então utilizamos dois flashes de estúdio da Atek.


Mais uma experiência muito bacana que podemos ver um pouco do resultado abaixo:



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



campanha outubro rosa 2019 presidente prudente - fotografia



Mais um ano e mais um pequeno ato feito em prol de uma campanha que tanto admiro. Se você tem um grupo organizado e gostaria de fazer algo para o próximo Outubro Rosa, ou para qualquer outra atividade beneficente, então entre em contato e podemos conversar sobre a produção.