Imagem capa - O ensaio fotográfico e a autoestima feminina por gilson lorenti
Retrato Feminino

O ensaio fotográfico e a autoestima feminina



Olá pessoas, tudo bem? Faz muito tempo que não escrevo aqui no blog do site, mas é por conta da correria. Prometo que vou postar algo bacana pelo menos uma vez por semana por aqui. Hoje gostaria de falar sobre autoestima feminina. E esse assunto me veio a mente por conta de uma minissérie que assisti essa semana durante a quarentena do Corona Vírus. A minissérie é A Vida e a História de Madam C. J. Walker que está disponível na Netflix do Brasil. A história, que conta a vida de um personagem real, mostra como uma mulher negra no começo do século XX criou um império milionário de produtos de beleza voltados para as mulheres negras. O principal discurso da protagonista (interpretada pela fenomenal Octavia Spencer) é que a autoestima deve ser fortalecida para que as mulheres possam enfrentar os desafios do cotidiano.




Eu concordo completamente. A autoestima é uma coisa que tem que ser alimentada e fortificada constantemente. Por isso não concordo com pessoas que dizem que a vaidade é uma coisa fútil e deve ser evitada. Acredito que ela é peça importante para a pessoa se sentir bem. E tudo o que nos faz sentir bem deve ser encorajado. 


Nesse ponto, a fotografia pode ser uma parte importante no processo de recuperação da autoestima. O ensaio fotográfico leva a mulher a se ver de uma forma diferente e perceber a beleza naquilo que ela pensa que é o trivial da sua realidade e com os problemas de nossa rotina acabamos reservando pouco tempo para nós mesmos, transformando tudo em apenas mais do mesmo.




E o ensaio fotográfico leva a mulher a percorrer um caminho focado (desculpa o trocadilho) apenas nela mesma e em seu bem estar. É egoísta? Pode ser, mas precisamos disso. 


Existem duas possibilidades nesse ensaio fotográfico: focar em sua personalidade e mostrar como as coisas que você gosta de fazer podem ser representadas em uma bela fotografia; ou simplesmente assumir um personagem totalmente diferente e fugir daquilo que seria o seu natural. Nas duas opções o resultado vai ser o mesmo: uma grande massagem no ego e na autoestima. 




E para quem se destina o ensaio fotográfico? Para todas as mulheres, independente da religião, idade, cor ou faixa social. Em minha carreira já atendi diversas mulheres com as mais variadas características  e indico o ensaio para todas que pensam em se descobrir internamente. 


Já trabalhei com alguns grupos bem específicos, Mulheres que possuíam problemas de aceitação com o seu corpo, mulheres que sofreram violência psicológica ou física e até mulheres da terceira idade que nunca tiveram a oportunidade de realizar esse sonho. O resultado, assim como o esperado, sempre foi positivo e a maior recompensa de um fotógrafo é ouvir de sua cliente: "nossa, como eu fiquei bonita nessa foto". E sempre gosto de responder que ela sempre foi bonita, só precisava de um momento especial para ela mesma descobrir isso. 




Para você que está lendo esse texto e se interessou pelo ensaio fotográfico, aqui vão algumas dicas. 


1 - Primeiro, procure um profissional responsável e confiável. Indicação de amigas nessa parte são muito úteis. 


2 - Você não precisa ter uma produção maravilhosa e na maior parte dos casos as roupas que você tem em casa já resolvem tudo. O mais importante é o olhar e criatividade do profissional que vai te fotografar. Mas, você pode fazer parceria com alguma loja de roupa que queira fazer propaganda de seus lançamentos.  


3 -  Maquiagem é muito importante e não caia na conversa de que qualquer um consegue fazer algo bacana para você. Maquiagem para fotografia é diferente da maquiagem que você faz para sair. 


4 - O local pode ser em estúdio, em um parque, praça, local abandonado, natureza ou até mesmo em sua casa (ainda mais se for um ensaio sensual), tudo também vai depender da criatividade do fotógrafo. 


5 - E, por fim, sempre escolha um pacote onde você receba algumas fotos impressas. Sei que o digital é o principal meio de reprodução de imagens hoje em dia, mas nada substitui a durabilidade e beleza de uma foto em papel. 


Depois de tudo certo, é só você aproveitar o seu dia de modelo e se divertir muito.



Para quem não sabe, eu sou Gilson Lorenti, Fotógrafo em Presidente Prudente e especializado em retratos femininos, ensaios fotográficos temáticos e fotografia de eventos. Também ministro cursos de fotografia nos últimos 12 anos aqui na cidade e região. Para orçamentos é só clicar aqui e entrar em contato.