Imagem capa - Primeiro ensaio fotográfico Boudoir -  com Pâmela Camargo por gilson lorenti

Primeiro ensaio fotográfico Boudoir - com Pâmela Camargo

Olá pessoas, tudo bem? Aqui é Gilson Lorenti, fotógrafo, morador do interior do Estado de São Paulo e esse é o relato do primeiro ensaio Boudoir que realizei aqui na cidade de Presidente Prudente. Não sabe o que é isso? Então me acompanha nessa aventura. 


Boudoir é uma palavra francesa e serve para designar um local adjacente que fazia parte da suíte privada  de uma "senhora" ou mulher da classe alta, para tomar banho e se vestir, sendo o equivalente feminino do armário masculino . Em períodos posteriores, o boudoir era usado como uma sala de estar privada e usado para outras atividades, como bordar ou passar tempo com o parceiro romântico. Com o surgimento da fotografia, nada mais normal de que esses locais fossem o ambiente perfeito para os primeiros ensaios sensuais femininos. Os primeiros exemplos desse tipo de utilização remontam ao ano de 1920. Com o tempo os estúdios fotográficos começaram a montar cenários muito parecidos com o boudoir para vender esse tipo de ensaio, visto que só as damas de alto nível possuíam esse ambiente em suas casas. Por um tempo, houve a moda do ensaio boudoir de noivas, onde no dia do casamento era feito um ensaio sensual para ser presenteado ao marido. Depois, o termo foi aplicado a vários tipos de ensaios fotográficos sensuais, em estúdio ou quartos de hotel, onde o principal era manter o clima de descoberta da intimidade. Um bom produto para vender para as clientes de fotografia. Embora eu trabalhe com ensaios sensuais há mais de 10 anos, nunca tinha me esforçado para criar um ensaio nesse estilo. 


Tive a oportunidade de fazer isso quando conheci a Pâmela Camargo e ela topou fazer um ensaio comigo. Passamos o dia em uma chácara de Presidente Prudente e tentamos realizar o primeiro boudoir de minha vida. Para tanto a minha equipe contou com Ana Lúcia (minha esposa) fazendo a iluminação e a Fran Lopes fazendo a gravação de alguns takes de vídeo. Fechamos a equipe com a Nathalia Giovana com a maquiagem fenomenal. A chácara escolhida, a RoRo Rancho é perfeita para o ensaio, visto que possui ambientes tanto externos muito bonitos, quanto internos. Assim como em meus ensaios anteriores, a iluminação foi feita com flash compacto disparado com radio flash Yongnuo em modo TTL. A lista dos equipamentos utilizados está abaixo:


- Canon 7D

- Canon 50D

- Lentes: EF 50mm f/1,8; EF 24mm f/2,8 e EF 85mm f/1,8

- Flash Canon 430EX II

- Rádio Flash TTL Yongnuo


Aproveitamos o cenário externo para começar o ensaio. O objetivo desse início era criar uma dinâmica entre fotógrafo e modelo, já que nunca havíamos fotografado juntos, para a parte interna ser o mais fluída possível. Assim como todo ensaio sensual, o importante é saber interagir com a modelo, criar um clima de segurança entre as duas partes. Modelos profissionais são fáceis de trabalhar, mas no geral a cliente que busca esse ensaio não é modelo. Então a necessidade de uma boa conversa e ótima direção do ensaio. Fotografar é fácil, saber interagir com as pessoas é que torna tudo mais difícil. De minha parte, eu converso muito, pergunto sobre a vida da modelo e conto muitas piadas. Tudo para descontrair o clima e criar um ambiente divertido. Esse é o meu jeito de lidar com a modelo, outros fotógrafos possuem táticas diferentes. O importante é você criar a sua. No vídeo abaixo mostro um pouco do começo desse ensaio e da descontração. 




O quarto onde fizemos o ensaio principal possuía uma janela grande, o que permitia a entrada de muita luz natural. Em algumas fotos utilizei apenas a luz da janela, criando uma relação de contraste e sombras que me agradam muito. Em outras fotos, combinei a luz da janela como luz secundária e o flash para iluminação principal e, em outras fotos, apenas o flash para criar a relação de contraste que gosto. Porém, o grande diferencial para quem quer começar nesse tipo de fotografia, é ter referencias. Você deve estudar os fotógrafos que trabalham nessa área e o tipo de coisa que estão produzindo. Você também pode procurar cursos e publicações a esse respeito. Existem livros publicados no Brasil a respeito do ensaio sensual boudoir


Mas, nada substitui a interação com a modelo e o bom gosto do olhar do fotógrafo. Um destaque para esse tipo de fotografia é que você pode começar com pouco equipamento e um investimento relativamente baixo. Você pode ter uma câmera de entrada, uma lente 50mm f/1,8 e um flash dedicado para começar. O local dos ensaios pode ser um estúdio decorado ou trabalhar com hotéis de sua cidade. Uma boa é fazer parcerias com esses locais, já que o ensaio dura em torno de 3 horas (entre montagem de tudo e finalização das fotos). Normalmente o preço para esse tipo de coisa fica bem mais camarada. Ou, por fim, procurar em aplicativos de alugueis de casas por diárias. Como última alternativa você pode utilizar a própria casa da cliente para o ensaio ou ter em sua casa um quarto-estúdio.  Tudo é válido na hora de produzir um ensaio e o importante é o olhar do fotógrafo, e não necessariamente o local. Abaixo algumas fotos desse primeiro ensaio e indicação de configurações. Lembrando que se você quer fazer um curso de fotografia sensual, é só entrar em contato pelo e-mail (gilsonlorenti@gmail.com) e montamos um curso particular para suas necessidades. 



Essa é a foto que mais gostei do ensaio. Apenas luz de janela - Canon 7D - Lente 85mm - 1/200  f/2,8   ISO 1600



Luz de janela e flash - Canon 7D - lente EFS 24mm - 1/200  f/2,8  ISO 400



Adoro inserir câmeras fotográficas de minha coleção nos ensaios. Luz de flash. Câmera Canon 7D - Lente EF-S 24mm - 1/100   f/2,8  ISO 640



Luz de janela apenas, para criar o contraste e a sombra. Câmera Canon 7D, Lente 85mm. 1/200   f/3,5   ISO 1600



Apenas luz de flash nessas sequências. Um Canon 430EXII com disparo em TTL. Câmera Canon 7D com lente 85mm.  1/250   f/3,5  ISO 320



Luz de flash para criar um alto contraste. Câmera Canon 7D com lente 85mm. 1/250   f/3,5   ISO 320



Luz de flash TTL. Câmera Canon 7D com lente EF-S 24mm -  1/125   f/3,5   ISO 320



E finalizando apenas com luz de flash. Câmera Canon EOS 7D com lente EF-S 24mm -  1/125   f/3,5  ISO 320