Imagem capa - Fotografando garotas de programa - um tutorial por gilson lorenti
Fotografia

Fotografando garotas de programa - um tutorial

Dentro da fotografia sensual e de nu existe um tipo de cliente muito específico. Estou falando das chamadas garotas de programa. Já faz alguns anos que elas se valem de ensaios fotográficos para vender seus serviços, mas nos últimos tempos isso se tornou mais importante, pois elas mesmas possuem o controle da divulgação. No começo, existiam os grandes sites para divulgação. A cliente pagava uma mensalidade e tinha uma galeria exposta nos sites, normalmente direcionado para a cidade onde a moça atende. Hoje, esse tipo de divulgação é feita através do próprio whatsapp. O cliente entra em contato e ela envia algumas fotos de seu último ensaio. 


Eu entrei nesse negócio meio que por acidente. Um grupo de Presidente Prudente estava começando um site desses e me contatou para fazer as fotos. Nunca tinha trabalhado nesse ramo, mas topei o desafio. E isso já tem 10 anos. Fiz muitos ensaios para esse grupo e aprendi muita coisa, principalmente como lidar com a cliente. Mas, vamos por partes e falar de 5 pontos importantes nesse tipo de fotografia. 




1º - A cliente


A primeira coisa que deve aprender é lidar com a cliente. Deve entender que você está falando com uma pessoa normal. Mesmo que ela trabalhe no ramo do sexo a maior parte delas é muito tímida, ainda mais em um ensaio fotográfico com várias pessoas no local. Sempre tenha um assistente (de preferência mulher) para que ela se sinta mais a vontade. Não é raro nesse ramo ela já ter sido assediada por algum fotógrafo (infelizmente isso acontece com alguma frequência) e no momento em que você mostra seriedade a confiança aparece e o ensaio corre de maneira mais tranquila e fluida. Sempre explique o que você está fazendo e qual o seu objetivo. Mostre que você tem conhecimento dos procedimentos necessários para uma boa foto e que não é apenas um aventureiro. O importante é lembrar-se sempre que você está lidando com um ser humano que é composto de sentimentos, angústias e expectativas. Eu sou uma pessoa com zero preconceito, então já atendi mulheres, travestis e homens para esse tipo de fotografia. Se você fica constrangido com a nudez desses mais variados tipos de clientes, então esse não seria um bom mercado para você. Outro ponto interessante a ser ressaltado é que, na maior parte dos casos, a família da moça não sabe o que ela faz, então você precisa ter uma conversa franca com ela a esse respeito para poder planejar sua sessão fotográfica. Vou falar disso mais adiante. 




2º - O local


Quase a totalidade das suas futuras clientes vão sugerir fazer as fotos em um motel. Não por uma preferência, mas por ser mais fácil, rápido e prático. Uma coisa em comum entre as garotas de programa é que elas tem muita urgência. No geral temos apenas 1 hora para fazer o ensaio. Isso atrapalha muito, pois urgência não é uma coisa que combine com trabalho bem feito. Gosto de tentar persuadir a cliente a experimentar lugares diferentes. Podemos fotografar em motel, sem problema, mas um ambiente mais caseiro seria interessante. Existem casas que podem ser alugadas por diária em vários sites da internet. Podemos também procurar um lugar na natureza, chácaras, ou até mesmo um quarto de hotel. Eu gosto de fazer o necessário para fugir do ambiente do motel, simplesmente pelo fato de ele ser reconhecido em qualquer foto. Em última opção também temos o estúdio, um lugar neutro e mais difícil de fotografar. Bem melhor ter um local para a modelo interagir do que o fundo infinito do estúdio.




3º Poses e Enquadramentos


Você deve pensar que um ensaio fotográfico para mulheres que trabalham com sexo deve ser quase um filme pornô, mas é justamente o contrário. Claro que em algum momento vai ficar mais explícito, mas gosto de levar a cliente a aproveitar um ensaio fotográfico sensual bem mais recatado. A minha opinião é que, se você está vendendo o produto, então o cliente tem que pagar para ver todo ele. Gosto de trabalhar decotes e muitos detalhes da lingerie e do corpo. Ombros, quadril, detalhes da boca e do cabelo são muito bem vindos. Estude os manuais de fotografia sensual e de nu artístico e procure fotógrafos no Instagram para ter uma linha de referência de poses no ensaio. Isso vai ser bem útil. Muitas delas te enviam algumas ideias do que elas querem fazer. Estude essas fotos e determine o que você consegue reproduzir com o seu nível técnico.




Aqui entra um pormenor que citei acima. Como a maior parte delas trabalha nesse ramo sem a família e amigos saberem, então os enquadramentos devem levar em conta não mostrar o rosto inteiro, esconder marcas de nascença e tatuagens, e todo e qualquer detalhe que possa levar ao reconhecimento da cliente.


Essa é uma parte complicada e limitante do trabalho. Poses que seriam extremamente normais em um ensaio fotográfico podem se tornar proibitivas quando trabalhamos com garotas que não podem ser reconhecidas. Um ponto importante são garotas que possuem muitas tatuagens no corpo. Eu já tive clientes com dezenas de tatuagens onde era impossível esconder todas elas apenas com enquadramentos e posições. Então, elas devem ser retiradas digitalmente na hora da edição. Um cuidado importante é que nenhuma roupa ou lingeries tampem parte das tatuagens. Ou você esconde ela totalmente, ou deixa ela totalmente visível. Um tecido passando no meio da tatuagem pode deixar o processo de edição mais complicado, ainda mais se você não é o mestre do photoshop. 




4º Equipamentos e Luz


Ensaio fotográfico não é uma tarefa de fotografia que exija muito de seu equipamento. Se você só vai fazer isso em sua carreira, ou está começando agora com esse tipo de ensaio, uma câmera de entrada vai ser suficiente para você trabalhar. Só não pode abusar muito do ISO alto dependendo do ambiente em que vai fotografar. Junto com a câmera eu indico uma 50mm f/1,8 e uma grande angular, uma 35mm f/1,8 no caso da Nikon e a 24mm f/2,8 stm no caso da Canon. Essas duas lentes vão resolver qualquer problema nesse tipo de ensaio. Eu costumo trabalhar com dois flashes dedicados nos ensaios, com sombrinhas, mas você pode começar com apenas 1 ou aproveitar a luz do dia, só lembrando que em motéis não existem janelas para aproveitar o dia e a luz dos quartos é muito ruim. Então pelo menos um flash vai ser necessário. De resto, é estudar fotografia, enquadramento, composição, fotometria e luz de maneira exaustiva. Seu equipamento pode ser simples, mas sua fotográfica tem que ser espetacular. 




5º Edição de Imagem


Aqui é onde o bicho pega. Garotas de programa exigem um nível de edição de imagem muito alto, semelhante ao que encontramos em revistas masculinas. Elas pedem a suavização da pele, diminuição de barriga e até um leve aumento nos seios e bumbum. Mas, o problema mais grave é a retirada de tatuagens, que pode levar um tempo considerável. Infelizmente você não vai escapar disso, pois é basicamente o que o cliente está comprando. 



Para facilitar a edição da imagem você sempre deve trabalhar com o ISO o mais baixo possível e uma iluminação bem uniforme. Trabalhar com sombras é lindo, mas pode complicar na hora da edição. Sempre se preocupe com a questão da nitidez em suas fotos (mostrar poros da pele e até algumas pelugens é muito bacana), mas brincar com a profundidade de campo em algumas imagens para disfarçar defeitos pode ser um bom ganho de tempo na edição. 




Eu faço o ensaio completo com a cliente, com três trocas de roupa e algumas fotos com nudez total. No geral são umas 200 fotos onde a cliente vai escolher 25 imagens que serão editadas. Eu envio o material bruto, via site de escolha, e as 25 fotos que ela escolher passarão pelo processo de edição. Nunca caia na armadilha de oferecer todas as fotos. Isso é impossível e do ponto de vista financeiro uma roubada. Quando fizer seu preço você tem que ter em mente que a maior parte do trabalho vai ser no computador. Normalmente eu faço o ensaio em apenas 1 hora, mas levo umas 12 horas para editar 25 fotos. 




Finalizando


Esse mercado é bem aquecido, mesmo durante a pandemia os pedidos de orçamento não pararam. Eu acho divertido, pois normalmente gosto de tratar tudo com bom humor e fotografar para mim é uma grande diversão. Se você quer começar, infelizmente não existe uma receita de bolo do ponto de vista do marketing. Você pode procurar os sites que divulgam os serviços e oferecer para as meninas que possuem apenas fotos caseiras em sua galeria (o whatsapp dela está sempre disponível). Depois que você fez os primeiros e demonstrar qualidade, o que vai garantir mais trabalho é a indicação de suas clientes satisfeitas. Como todo o negócio, você tem que correr atrás de seus objetivos. 




Se você chegou a esse texto através de uma pesquisa no Google e precisa de um ensaio fotográfico desse tipo, é só entrar em contato com o Whatsapp 18-99114-5262 para atendimento em Presidente Prudente-SP e região. Você pode ver mais do meu trabalho em www.gilsonlorenti.com