Imagem capa - Iron Maiden - The X Factor e Virtual XI [Na Coleção] por gilson lorenti
Música

Iron Maiden - The X Factor e Virtual XI [Na Coleção]

Nos últimos dois meses eu adicionei vários CDs à coleção. O tempo está curto para falar sobre todos eles, mas conforme os compromissos facilitarem vamos falar sobre eles aqui. Para quem não sabe, uma coisa que acontece muito nos canais de colecionadores no Youtube, são os vídeos sobre as aquisições do mês. Como vídeo não é minha praia, então faço isso na forma de textos aqui no blog. Sempre estarão na categoria música com a indicação [Na Coleção] no título.


Quem gosta de heavy metal e é fã do Iron Maiden, sabe que a banda relançou toda sua discografia em formato digipack e remasterizada. Infelizmente, os discos não apresentam nenhum extra. Apenas o disco normal nas capinhas de papelão. Quem me conhece sabe que não sou muito fã do formato, pois as embalagens são muito frágeis e necessitam de um cuidado extra na hora de manusear e guardar na estante. Outro ponto negativo desse formato é que se o miolo de plástico que prende o disco quebrar, não é possível substituir por outra embalagem. Então tomem cuidado.


O que importa, é que o o fã agora tem a possibilidade de comprar os 16 discos de estúdio da Donzela de Ferro e mais dois ao vivo em uma nova prensagem e com qualidade de áudio. Infelizmente, outro ponto negativo é o valor alto do formato. Em média cada disco está sendo comercializado por R$ 40,00. Talvez o preço caia com o tempo, mas a possibilidade dos discos esgotarem e você não encontrar mais tarde é muito grande. 


Estou comprando os discos na ordem e em dois volumes por mês. Agora chegou a vez de The X-Factor (1995) e do Virtual XI (1998). Esses são discos que causam um pouco de celeuma nos fãs da banda e não são muito bem vistos. Essa foi a época em que Bruce Dickinson deixou a banda e muitas coisas estranhas aconteceram. A primeira é que a banda fez um concurso mundial para encontrar um novo vocalista e, depois de toda a publicidade gerada, eles escolheram Blaze Bayley. Na realidade, uma coisa sem sentido, pois o vocalista não tinha nenhuma afinidade com a sonoridade da banda até o momento, o que levou muitos a acreditar que o conjunto queria seguir um caminho totalmente diferente, o que estava até correto.


The X Factor foi o décimo disco de estúdio da banda e trouxe uma sonoridade muito diferente do que estávamos acostumados. Músicas mais lentas, mais arrastadas, e muito mais soturnas. Uma musicalidade que combinava muito bem com o novo vocalista. Músicas como Sign of the Cross, Lord of the Flies, Look for the Truth e The Edge of Darkness são muito boas. Na realidade, eu gosto muito desse disco e vejo muitos desprezando a produção. Infelizmente, a maior parte dos fãs não curtiu muito o direcionamento e a banda fez outra mudança radical no próximo disco. Virtual XI saiu em 1998 e traz uma musicalidade nova. Músicas mais animadas, um ambiente mais colorido, digo até mais feliz. Os destaques são Futureal, The Clansman, When Two Worlds Collide e Como Estais Amigos. O disco tem apenas 8 músicas, sendo algumas delas muito longas. The Angel and the Gambler, por exemplo, tem quase 10 minutos e poderia tranquilamente ter metade dessa duração. Infelizmente, a recepção do disco foi ruim, o que causou a saída de Blaze da banda e a volta de Bruce Dickinson.


Do ponto de vista da embalagem, o colorido da capa é bem mais bacana do que das edições tradicionais, pois é mais brilhante, com mais contraste e saturação. Infelizmente, a arte impressa no CD é inferior a arte das versões anteriores. Uma mancada em um produto tão caro. O encarte é completo e traz a letra das músicas e muitas fotos. No geral, muito bem cuidado. Quanto a qualidade sonora, colocando essa versão para tocar e comparando com a versão anterior, o áudio está um pouco mais cristalino, e as batidas graves (contrabaixo e bumbo da bateria) estão bem mais evidentes. Se você nunca teve a oportunidade de comprar esses discos, essa é sua chance. 


Você pode comprar os dois discos nas lojas especializadas ou no Mercado Livre. Por quanto tempo estará disponível nós não sabemos.