Imagem capa - A guerra dos megapixels? Ou, para o que serve isso? por gilson lorenti

A guerra dos megapixels? Ou, para o que serve isso?

Recentemente fui contratado para escrever um guia de compras de câmeras fotográficas DSLR para iniciantes na fotografia. Deveria escolher 10 modelos, falar de suas principais características e pontos fortes. Achei tranquilo, pois a tecnologia fotográfica evoluiu muito nos últimos anos e a maior parte dos equipamentos se encontra em um patamar de qualidade muito boa, deixando todos os fabricantes muito perto uns dos outros. Porém, uma das características que menos dei importância no texto foi a resolução máxima de cada câmera. O editor me devolveu o texto, dizendo que não destaquei muito a informação, e que ele gosta muito de ver isso na hora de comprar uma câmera.


Faz tempo que não damos importância para essa informação nos equipamentos fotográficos, pois a guerra dos megapixels acabou há muito tempo. Você sabe do que estou falando? Então, no começo da tecnologia da fotografia digital, as câmeras possuíam pouca resolução máxima. Eu tive câmera cujo sensor não chegava a 1 megapixel. Então havia muito espaço para crescer. Os fabricantes entraram em uma correria desenfreada para oferecer equipamentos com resolução cada vez maior. Todo ano um modelo de câmera era renovado com um pouco mais de pixels no seu sensor e isso causou uma bolha de crescimento na indústria fotográfica. As pessoas trocavam de câmera todo ano, achando que a resolução do sensor era fator determinante na qualidade da imagem, quando na realidade não faz diferença nenhuma,


Atualmente, essa bolha de crescimento explodiu. A indústria está encolhendo, voltando a patamares normais antes da explosão das câmeras digitais. As pessoas começaram a perceber que câmeras digitais podem durar mais de 10 anos (tenho algumas aqui ainda trabalhando) e com ótima qualidade de imagem. Mas, na realidade o que é um pixel? Ele é a unidade menor da imagem. Na prática, cada pixel gera um ponto da imagem. E a união desses pontos, com suas cores diferentes, forma a imagem completa que vemos no nosso monitor. Cada pixel é um fotodiodo que capta luz e quando dizemos que um sensor possui 24 megapixels, estamos dizendo que são 24 milhões de pixels, ou fotodiodos, que captam luz. E qual a importância dele para a minha fotografia? A quantidade de pixels em uma foto vai determinar qual o tamanho máximo que essa imagem pode ser impressa em papel. Isso mesmo, apenas isso. Quanto mais pixels, maior será a impressão com qualidade. Então, quantos megapixels preciso em minha câmera? Horas, depende se você imprime suas fotos e qual o tamanho que costuma fazer isso.


Para termos uma ideia da coisa, uma foto 20x30cm, um tamanho que poucos amadores costumam imprimir, e um tamanho um pouco limite para profissionais, é necessário uma imagem de 8 megapixels para uma reprodução em ótima qualidade. Pensando dessa maneira, uma câmera com mais de 10 megapixels é um grande desperdício para qualquer pessoa, mas você nunca sabe quando vai precisar fazer uma grande impressão e, além disso, grandes resoluções permitem fazer cortes extremos na foto e ainda manter um arquivo com resolução suficiente para uma ampliação de tamanho médio. Hoje as câmeras estão equipadas com sensores com 24 megapixels (em média). Veja abaixo uma tabela que foi muito famosa nos milabs digitais com informações sobre resolução e tamanho de impressão. 



Na realidade, um sensor com uma grande quantidade de pixels tende a piorar um pouco a qualidade de imagem. Isso acontece pelo fato de o tamanho do sensor não mudar, mas a quantidade de pixels sim. Ao adicionar pixels a um sensor você obrigatoriamente tem que diminuir o tamanho desse pixel para que todos se encaixem no sensor. Um pixel menor capta menos luz o que pode influenciar na qualidade geral da imagem e na quantidade de ruido gerada em ISO alto. Porém, o desenvolvimento dos processadores internos das câmeras e dos algoritmos que interpretam e geram as imagens, dão conta de eliminar esses problemas, mas notamos que a quantidade de pixels em um sensor não é mais fator de disputa entre os fabricantes e nem utilizado como marketing de venda.


Então, hoje, para você que vai comprar uma câmera fotográfica mirrorless ou DSLR, qual a importância efetiva da quantidade de megapixels? Se você não for trabalhar com grandes impressões, e quando digo grandes estou me referindo a mais de 120x90cm (para ficar no padrão 3:2), então a resolução não tem importância nenhuma. Talvez quem trabalha com fotografia macro também seja importante, pois as vezes precisamos dar um corte na imagem para garantir a melhor visualização do objeto fotografado, mas isso não é regra. Podem comprar seus equipamentos sem medo e aproveitar o ato de fotografar.