Imagem capa - Aprendendo sobre ISO, Diafragma e Obturador - fotografia para iniciantes por gilson lorenti
Youtube

Aprendendo sobre ISO, Diafragma e Obturador - fotografia para iniciantes

Nos meus anos de ensino de fotografia conheci muita gente que se apaixonou pela arte de produzir imagens. E as pessoas caiam nesse mundo pelos mais variados motivos. Alguns precisavam produzir imagens para seus negócios. Outros queriam entrar no mundo da fotografia profissional e fazer disso uma fonte de renda. E temos as pessoas que simplesmente queriam uma atividade para desestressar das correrias do dia a dia. Mas, uma coisa todos eles tinham em comum: achavam que a fotografia era fácil. Infelizmente, ao se deparar com todas as configurações do equipamento, eu vi muita gente desanimar e esquecer da fotografia. 


Cada fabricante desenvolve uma interface gráfica para seu equipamento e colocam vários recursos que possuem por objetivo atrair as pessoas. São penduricalhos que gosto de chamar de perfumarias. Mas, existem três configurações básicas que estão presentes em todos os equipamentos fotográficos. Dominar essas três configurações torna qualquer um capacitado a utilizar qualquer equipamento fotográfico. Estou falando da abertura do diafragma, da velocidade do obturador e da sensibilidade ISO. O que assusta muita gente nessas regulagens é que elas são basicamente matemática e física, mas não é nada absurdo.


O vídeo abaixo, onde coloco uma parte de minha aula de introdução à fotografia, foi feito especificamente para um aluno. Ele fez a aula particular comigo e ficou com dúvidas nessa parte das regulagens. Prometi um vídeo para ele rever todas as vezes que fosse necessário. Mas, como teria esse trabalho da mesma maneira, perguntei no twitter se as pessoas teriam interesse em ver o vídeo se ele ficasse público no Youtube. Muitos disseram que sim. então ai está para todos. O vídeo ficou longo, mas é por conta da quantidade de informação. É como se fosse uma aula presencial mesmo. 


Gostaria de lembrar que as aulas particulares de fotografia podem ser contratadas tanto presencialmente quanto de forma on-line. E você também pode levar uma aula para a sua cidade solicitando um orçamento junto comigo. Para ter mais informações sobre isso é só clicar nesse link.