07/12/2021 às 12:50 eventos

Concurso Beleza Negra em Presidente Prudente

87
2min de leitura

Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Uma data para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia foi escolhido por ser o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares. Faz algum tempo que tenho me dedicado à fotografia de mulheres negras. Isso se deu por uma reflexão do meu trabalho fotográfico, e também dos colegas fotógrafos da região, sobre a falta de mulheres negras em nossos portfólios. Por isso criei o projeto Mulheres em Negro e Branco e passei a incentivar as mulheres negras a participarem de ensaios fotográficos.

retrato mulheres negras com colar de cerâmica artesanal em presidente prudente

Por isso que fiquei muito feliz em saber que nesse ano de 2021 um concurso de beleza voltado para mulheres negras seria realizado aqui na cidade de Presidente Prudente no mês de novembro. O bacana é que algumas das candidatas que estavam concorrendo no concurso já foram fotografadas por mim. Mas, o meu envolvimento com o concurso se deu por conta de um dos patrocinadores do evento. Fui contatado pelo Luiz Henrique Scobosa, artesão e artista de Presidente Prudente, que forneceu lindos colares fabricados em cerâmica para as meninas desfilarem. Ele precisava de fotos individuais das modelos utilizando os colares que ele fabrica.

retrato mulheres negras com colar de cerâmica artesanal em presidente prudente

Então eu e Ana Lúcia nos dirigimos ao Clube do Banco do Brasil (local do evento) para realizar essas imagens. Os colares seriam utilizados no desfile de roupas de banho. Montamos um pequeno estúdio ao lado do camarim com um flash como luz principal e um Led como luz de preenchimento. O desafio de tal atividade era o pouco tempo para realizar os retratos. Apenas 20 minutos para fotografar 20 candidatas, o que daria apenas 1 minuto para cada modelo.

retrato mulheres negras com colar de cerâmica artesanal em presidente prudente

Correria, mas conseguimos realizar o trabalho e o resultado foi muito bacana. Agradecer ao Luiz Scobosa pela confiança em nosso trabalho e parabenizá-lo pelas lindas peças que ele produz.

07 Dez 2021

Concurso Beleza Negra em Presidente Prudente

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

concurso de beleza consciência negra fotografia de moda fotografia de produtos presidente prudente

Quem viu também curtiu

20 de Dez de 2021

Fotografia Publicitária - Espaço Luuh Bronze - 4 anos

19 de Out de 2021

Ensaio Fotográfico Sensual em Presidente Prudente

02 de Jul de 2020

Fotografando garotas de programa - um tutorial