Em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Uma data para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia foi escolhido por ser o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares. Faz algum tempo que tenho me dedicado à fotografia de mulheres negras. Isso se deu por uma reflexão do meu trabalho fotográfico, e também dos colegas fotógrafos da região, sobre a falta de mulheres negras em nossos portfólios. Por isso criei o projeto Mulheres em Negro e Branco e passei a incentivar as mulheres negras a participarem de ensaios fotográficos.

Por isso que fiquei muito feliz em saber que nesse ano de 2021 um concurso de beleza voltado para mulheres negras seria realizado aqui na cidade de Presidente Prudente no mês de novembro. O bacana é que algumas das candidatas que estavam concorrendo no concurso já foram fotografadas por mim. Mas, o meu envolvimento com o concurso se deu por conta de um dos patrocinadores do evento. Fui contatado pelo Luiz Henrique Scobosa, artesão e artista de Presidente Prudente, que forneceu lindos colares fabricados em cerâmica para as meninas desfilarem. Ele precisava de fotos individuais das modelos utilizando os colares que ele fabrica.

Então eu e Ana Lúcia nos dirigimos ao Clube do Banco do Brasil (local do evento) para realizar essas imagens. Os colares seriam utilizados no desfile de roupas de banho. Montamos um pequeno estúdio ao lado do camarim com um flash como luz principal e um Led como luz de preenchimento. O desafio de tal atividade era o pouco tempo para realizar os retratos. Apenas 20 minutos para fotografar 20 candidatas, o que daria apenas 1 minuto para cada modelo.

Correria, mas conseguimos realizar o trabalho e o resultado foi muito bacana. Agradecer ao Luiz Scobosa pela confiança em nosso trabalho e parabenizá-lo pelas lindas peças que ele produz.