29/03/2022 às 21:57 Youtube

Fotografia de Nu nas Redes Sociais - um desafio

65
2min de leitura

Eu trabalho com fotografia de nu nos últimos 20 anos. Quando comecei a fotografar, a área de fotografia de nu me atraía de forma muito forte. Mas, era uma época em que não existia internet, os livros de fotografia sobre a área eram inexistentes aqui na região e o máximo que eu poderia fazer era ver os ensaios nas revistas e um pouco das dicas que existiam na revista Fotografe Melhor. Então, depois de muito observar o trabalho dos outros decidi montar o meu próprio ensaio. 

O primeiro problema foi encontrar a modelo (que foi até relativamente fácil) e depois montar a coisa toda. Eu não tinha estúdio e nem iluminação profissional. Acabei usando a garagem da casa do meu pai. O fundo infinito foi um tecido preto oxford e a iluminação foi contruida com iluminadores de jardim comprados em uma loja de materiais para construção. E a câmera, na época, era uma Zenit totalmente manual com uma lente Helios 50mm f/2,0. O filme, o mais sensível que encontrei, foi um Fuji ISO 400. O ensaio consumiu 3 rolos de filme (108 fotos). Trabalhei com duas luzes (as vezes com apenas uma) e na hora estava feliz, pois era a realização de um sonho. Na momento de revelar o filme (sim jovens, só vi as fotos quase uma semana depois) a primeira surpresa. Um dos filmes deve ter ficado solto na câmera e perdi todas as poses. Ao olhar as 72 imagens que sobraram tinha muita coisa escura, algumas desfocadas e algumas bem expostas.

Hoje, resumindo essa primeira experiênica, admito que o resultado foi tenebroso. Mas, foi o primeiro passo. Creio que para quem está começando hoje a coisa seja mais fácil. O digital facilitou muita coisa e as redes sociais tornaram mais fácil o ato de encontrar modelos para os projetos. Mas, divulgar esse trabalho ainda é um tabu. A internet e a sociedade ainda não aceitam a fotografia de nu de uma forma tranquila, ainda mais aqui no interior onde moro. 

No vídeo abaixo falo um pouco sobre a notícia de mudança das regras do flickr sobre a postagem de fotos de nu e sensuais e como esse tipo de foto é tratada pelas redes sociais. Esse vídeo ainda me deu idéia para produzir mais dois vídeos sobre o tema, um contanto a história das gambiarras da fotografia para meu primeiro ensaio de nu e outra sobre a questão da escolha do portfólio para o fotógrafo. Esses dois vídeos devem estar disponíveis na próxima semana. Espero que gostem dessa história e gostaria de pedir sugestões para os próximos vídeos de fotografia. O que vocês gostariam de ver no canal? Quais suas dúvidas em relação a fotografia? Temas que gostariam que eu tratasse? Conto com a ajuda de vocês.


29 Mar 2022

Fotografia de Nu nas Redes Sociais - um desafio

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia erótica fotografia nu artístico fotografia sensual redes sociais

Quem viu também curtiu

04 de Abr de 2022

Locais interessantes para fazer um ensaio fotográfico sensual

02 de Jul de 2020

Fotografando garotas de programa - um tutorial

12 de Mai de 2020

Primeiro ensaio fotográfico Boudoir - com Pâmela Camargo