Eu trabalho com fotografia de nu nos últimos 20 anos. Quando comecei a fotografar, a área de fotografia de nu me atraía de forma muito forte. Mas, era uma época em que não existia internet, os livros de fotografia sobre a área eram inexistentes aqui na região e o máximo que eu poderia fazer era ver os ensaios nas revistas e um pouco das dicas que existiam na revista Fotografe Melhor. Então, depois de muito observar o trabalho dos outros decidi montar o meu próprio ensaio.
O primeiro problema foi encontrar a modelo (que foi até relativamente fácil) e depois montar a coisa toda. Eu não tinha estúdio e nem iluminação profissional. Acabei usando a garagem da casa do meu pai. O fundo infinito foi um tecido preto oxford e a iluminação foi contruida com iluminadores de jardim comprados em uma loja de materiais para construção. E a câmera, na época, era uma Zenit totalmente manual com uma lente Helios 50mm f/2,0. O filme, o mais sensível que encontrei, foi um Fuji ISO 400. O ensaio consumiu 3 rolos de filme (108 fotos). Trabalhei com duas luzes (as vezes com apenas uma) e na hora estava feliz, pois era a realização de um sonho. Na momento de revelar o filme (sim jovens, só vi as fotos quase uma semana depois) a primeira surpresa. Um dos filmes deve ter ficado solto na câmera e perdi todas as poses. Ao olhar as 72 imagens que sobraram tinha muita coisa escura, algumas desfocadas e algumas bem expostas.
Hoje, resumindo essa primeira experiênica, admito que o resultado foi tenebroso. Mas, foi o primeiro passo. Creio que para quem está começando hoje a coisa seja mais fácil. O digital facilitou muita coisa e as redes sociais tornaram mais fácil o ato de encontrar modelos para os projetos. Mas, divulgar esse trabalho ainda é um tabu. A internet e a sociedade ainda não aceitam a fotografia de nu de uma forma tranquila, ainda mais aqui no interior onde moro.
No vídeo abaixo falo um pouco sobre a notícia de mudança das regras do flickr sobre a postagem de fotos de nu e sensuais e como esse tipo de foto é tratada pelas redes sociais. Esse vídeo ainda me deu idéia para produzir mais dois vídeos sobre o tema, um contanto a história das gambiarras da fotografia para meu primeiro ensaio de nu e outra sobre a questão da escolha do portfólio para o fotógrafo. Esses dois vídeos devem estar disponíveis na próxima semana. Espero que gostem dessa história e gostaria de pedir sugestões para os próximos vídeos de fotografia. O que vocês gostariam de ver no canal? Quais suas dúvidas em relação a fotografia? Temas que gostariam que eu tratasse? Conto com a ajuda de vocês.