Sim, os cursos de fotografia pelo projeto das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo voltaram a todo o vapor. No final do ano passado já tivemos algumas atividades presenciais, mas parece que agora as coisas estão entrando nos eixos novamente. A primeira atividade aconteceu no município de Suzanápolis e foi um curso de Introdução à Fotografia.
Eu ministro cursos de fotografia pelas Oficinas Culturais desde 2008 e já trabalhei os mais diversos temas nas oficinas. Até oficinas de nu artístico nós já conseguimos trabalhar nas prefeituras. E uma mudança se tornou bem evidente nos últimos 2 anos. No início, quem procurava um curso de fotografia tinha uma câmera fotográfica para realizar o curso, A lógica era simples. A pessoa se interessava por fotografia, comprava uma câmera e decidia fazer um curso para aprender a manusear o equipamento. Hoje tudo mudou. Quase 100% dos alunos agora procuram um curso para aprenderem a fotografar com o celular.
Então, desse modo, a fotografia faz parte da vida de todo mundo e não somente dos fotógrafos. Os cursos precisam ser adaptados e o professor também tem que se adaptar.
O curso em Suzanápolis aconteceu em apenas 1 dia. Seis horas de teoria e prática em um sábado. O curso foi ministrado em uma escola municipal e tivemos a participação de um público bem eclético no que diz respeito a idade e profissões. Legal perceber que a fotografia faz parte de várias atividades profissionais como fonte de comunicação e comprovação de realização de atividades.
Feliz em fazer parte desse novo momento da história da fotografia onde a produção de imagens está tão democratizada e ter a oportunidade de levar um pouco de conhecimento para as pessoas.





