26/05/2022 às 19:49 Fotografia

Fazendo retrato feminino com luz de Led

73
2min de leitura

Olá pessoas, tudo bem? Aqui é Gilson Lorenti, fotógrafo, falando diretamente das terras de clima temperado de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Hoje quero contar uma experiência para vocês. Eu trabalho com retratos femininos há mais de 20 anos e uma coisa que sempre utilizei em meus ensaios foi a luz do flash. Mesmo nos ensaios externos eu sempre trabalhei com luz artificial para conferir à imagem um pouco mais de contraste e um diferencial na iluminação. Aqui na cidade são poucos os fotógrafos que fazem isso.

Já estou acostumado a trabalhar com o flash e para mim é bem interessante. Só que, em fevereiro do ano de 2021, eu tive uma experiência bem interessante com a luz de Led. Em fevereiro desse ano eu ministrei o curso de fotografia sensual aqui na cidade e, durante uma aula prática, um dos alunos trouxe um led para fazer iluminação. Já tinha trabalhado com luz contínua no começo de minha carreira. Eu tinha dois iluminadores de luz halógena que foram a minha primeira iluminação profissinal. Gostava muito da temperatura de cor da luz, bem quente, que combinava com os ensaios, mas eles consumiam muita energia e geravam muito calor. Assim que comprei os flashes de estúdio eu parei de usar os iluminadores e algum tempo depois eu vendi os dois.

Durante essa aula eu conheci o Yongnuo Yn300 Iii, um Led com controle de temperatura de cor, potência variável e que pode ser utilizado com bateria ou fonte ligada direto na tomada. Usamos um pouco e misturamos as luzes de led e flash durante o ensaio e achei o resultado bem interessante. Acabei comprando um desses equipamentos e, na semana passada, realizei um ensaio quase que exclusivamente com ele.

Mesmo tendo uma potência interessante tive que utilizar ISO um pouco mais elevado e abertura f/2,8, mas nada que comprometesse a qualidade das fotos. Usei o Led sem difusor, o que acabou oferecendo uma luz dura nas fotos. O ambiente do ensaio foi dentro de uma casa durante o período da tarde. Então havia um pouco da luz do dia entrando pelas janelas. Então o Yn300 funcionou como luz principal e a luz das janelas como luz de preenchimento. Gostei do resultado.

As vantagens do led são o tamanho diminuto e longa duração da bateria. Fiz o ensaio completo sem precisar trocar a bateria. Desmontado cabe tudo dentro da bolsa. O ponto negativo é que não tenho um difusor para ele, o que me leva a trabalhar com luz dura e a potência que é inferior a luz de flash, o que me obriga a trabalhar com ISO mais alto do que 100.

Para mim o veredito foi positivo. Agora espero poder comprar mais um para poder fazer uma proporção de luz diferente em ambientes sem nenhuma iluminação natural. O que acharam das fotos? Já utilizaram Leds para ensaios de retratos? Deixem o comentário


26 Mai 2022

Fazendo retrato feminino com luz de Led

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio fotográfico fotografia sensual iluminação retrato luz de led presidente prudente

Quem viu também curtiu

04 de Abr de 2022

Locais interessantes para fazer um ensaio fotográfico sensual

20 de Dez de 2021

Fotografia Publicitária - Espaço Luuh Bronze - 4 anos

29 de Mar de 2019

Melhor resolução de foto para facebook e Instagram