
Uma das áreas que sempre me atraiu dentro da fotografia é a de gastronomia. Fotografar alimentos é um desafio. tanto pela formatação da cena (enquadramento e composição) quanto pela criação de uma luz diferenciada. A primeira coisa que aprendemos dentro desse segmento é que a luz pode ser simples ou elaborada, mas o mais importante é a produção envolvendo o prato. Existem ótimos fotógrafos de alimentos que também sabem muita coisa de produção da cena, mas existe um profissional cuja única função é preparar a cena para a fotografia ou filmagem publicitária de um alimento. Estamos falando do Food Stylist (Estilista de Alimentos) que no Brasil, no passado, também tinha o nome de Culinarista.

O projeto denominado SP Criativo, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, e que antes era chamado de ETECRI (Escola Técnica de Economia Criativa) manteve aqui na cidade de Presidente Prudente um curso de Food Stylist. Até agora tivemos quatro turmas e os alunos foram instruídos nas diversas áreas que compõe a formação para o desenvolvimento da profissão. Uma delas é a fotografia. E eu tive a honra de ser escolhido como um dos mentores dessas turmas na área da fotografia. A quarta turma terminou recentemente e a abordagem fotográfica para essa turma foi um pouco diferente do que a aplicada nas turmas anteriores. Senti a necessidade de trazer o mundo real até eles.

Então, tivemos duas atividades teóricas onde os próprios alunos montaram pratos pré-determinados pelo professor e sua produção e iluminação para as fotos. Mas, tivemos a presença de duas empresas de Presidente Prudente que trouxeram seus produtos para serem fotografados. Tivemos aqui na sala de aula a Charlote Doces Finos e o Out Burger Vegetariano. O desafio dos alunos foi trabalhar com produções que atendessem as necessidades destes dois clientes de fazerem propaganda na internet e redes sociais. Uma boa interação para quem vai trabalhar em um mercado dinâmico e que está em crescimento por conta da facilidade de fazer propaganda na internet.

E no fim do curso tivemos a tradicional competição entre os grupos onde foi analisado a construção, sabor e montagem de um prato. Mais um trabalho bacana que nos marcou profundamente. Estou extremamente feliz por ter participado desse curso e agradeço a todos que possibilitaram essa nova empreitada.
